-
Arquitetos: Nic Owen Architects
- Área: 150 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Rhiannon Slatter
-
Fabricantes: Big River Group
Os proprietários deste pequeno terraço em estilo Vitoriano solicitaram ao arquiteto uma casa grande, clara e bem arejada. Esta grande reforma localiza-se em um pequeno terreno em Fitzroy North controlado pelo patromônio histórico.
Uma moderna estrutura de vidro envolta em uma camada de madeira formam o revestimento da nova extensão conferindo luz e espaços verticais enquanto mantém o acesso da luz solar à vizinhança ao sul.
As obras foram recessivas, respeitosas e complementaram o sítio histórico. Uma clara divisão entre o novo e o antigo é estabelecida contribuindo à esfera pública no nível da rua e da calçada.
Janelas de plena altura com esquadrias fixas na fachada norte conferem privacidade ao interior e permitem a luz solar do inverno entrar através de um vidro aberto e a caixa de escada em madeira. Grandes aberturas zenitais acrescentam na sensação espacial e quanto à quantidade de luz. Os telhados que estão frente ao norte possuem células foto voltaicas e painéis de aquecimento solar, e madeira de reflorestamento foram utilizados em todo o projeto.
A expansão cria novas lógicas nas relações espaciais. O terreno todo se mescla com a nova casa extendida criando um grande espaço unificado. Os espaços verticais são capitalizados para aumentar a sensação espacial de um lugar muito pequeno.
Relação entre as formas construídas com o contexto do projeto
A reforma em si está localizada nos fundos de um terraço Vitoriano existente num terreno de 150 m² em North Fitzroy.
O terreno está em uma pequena área de planejamento, com controles rigorosos patrimônio: a vista para a rua e para lateral eram de elevada consideração histórica. O terreno também apresenta uma orientação desafiadora em relação à ofuscamento.
A estrutura de vidro dos fundos, envolta em uma camada de madeira está angulada para garantir o acesso sul à luz natural e espaços verticais para a nova residência. Novos trabalhos são visivelmente modernos, recessivos, respeitosos e complementam o ambiente histórico.
Resolução Programática
Os clientes queriam mais espaço e uma melhor conexão com o pátio dos fundos. Uma extensão no primeiro andar, acrescenta uma suíte master, com banheiro e uma varanda privada que está face à rua. O primeiro andar era dois quartos com acesso da rua por considereções históricas e chegou à área de estar dos fundos para permitir uma dupla altura no térreo. Quartos e atividades ativas foram sobrepostas emprestando espaço visual para garantir que a extensão relativamente pequena fosse maior que realmente é. Vistas emprestadas das árvores da vizinhança ajudam nesta sensação de espaço amplo.
Custos/Orçamentos
Metade da estrutura existente nos fundos foi removida para dar lugar a uma nova estrutura de custo bastante eficiente. Ela foi projetada para economizar tempo e também dinheiro, fornecendo um novo acesso lateral e menos tempo atualizando uma estrutura existente precária. O cliente reutilizou uma seleção de eletrodomésticos para a cozinha e área de serviço, que precederam os projetos do layout. O cliente recebeu uma opção de orçamento eficiente de luminárias e selecções de montagem para auxiliar na transformação econômica de todo o conjunto.
Sustentabilidade ambiental
Esse projeto possibilita explorar uma resposta simpática para o edifício histórico e demonstrar alternativas de projeto sustentáveis para o meio ambiente.
As lâminas fixas das esquadrias do piso ao teto, permitem a entrada de luz solar no inverno e bloqueiam o sol forte de verão, garantindo privacidade dos interiores. A base de concreto da laje fornece massa suficiente para absorver calor da radiação solar durante o dia, mas também para a liberação durante a noite. Todas as novas janelas são de vidro duplo, todas as paredes internas e externas, além de telhados, são amplamente isolados.